Servidor Local ou Cloud Server (Nuvem). Qual a melhor opção?

Muitas empresas acreditam que investir em manter um servidor próprio é a melhor saída para manter a segurança dos seus dados, mas isso nem sempre é verdade. É comum embarcar na ilusão de que proximidade física do servidor vai trazer mais segurança, quando na verdade, pode gerar ainda mais trabalho.

Servidor Próprio ou Local

Os servidores de dados próprios precisam de uma equipe de TI para montar e dar manutenção e de uma certa infraestrutura para funcionarem. Geralmente, é necessário uma sala com refrigeração e abrigo da luz do sol. Isso acontece porque os servidores em funcionamento aquecem muito, e por isso precisam de locais refrigerados para se manterem. A luz solar, nem é preciso dizer, também influencia na temperatura do ambiente, por isso a indicação é não haver incidência de luz no ambiente.

Outros recursos que precisam ser garantidos para o bom funcionamento de um servidor são a disponibilidade de energia elétrica constante e uma equipe qualificada para fazer a montagem e a manutenção. Algumas empresas possuem gerador próprio ou no-break para prevenir perda de dados com a falta de luz, sem contar com as questões de prevenção contra incêndio com custos expressivos e dispositivos de acesso como fechaduras com leitor biométrico e sistema de circuito interno de tv (CFTV) para controle de acesso ao local.

Custos

Toda essa infraestrutura, é claro, representa um gasto considerável para as empresas com energia elétrica (tanto para refrigeração quanto para manter o servidor) e com pessoal qualificado indiferente do tipo de contratação no regime CLT ou PJ. É importante levar em consideração outros custos para o ambiente estar disponível como:

* Licenciamento de Sistema Operacional

* CAL´s de Acesso dos usuários

* Licença de Antivírus

* Link Dedicado de Internet

Manutenção

Uma das vantagens de ter o servidor próprio é que, quando ocorre algum problema, é mais fácil cobrar da sua equipe de TI e tentar resolver tudo mais rápido. Porém, quando a manutenção não é feita da forma correta, isso pode comprometer o trabalho de toda a empresa podendo gerar prejuízo. Isso sem contar com o imprevisto do tipo: Queima de fonte de energia do servidor e outros danos físicos. Nesse caso fica a pergunta: "Terei recursos para aquisição de um servidor reserva"?

Segurança

Quanto à questão da segurança, se os profissionais responsáveis pelo data center forem habilidosos, podem gerenciar a segurança de forma correta, fazendo backups rotineiros e gerenciando os usuários e senhas. Além disso, é de certa forma reconfortante conseguir ver onde estão seus dados fisicamente, dando a impressão de maior controle sobre eles.

Mas tem um porém:

Sem boas atitudes preventivas de segurança, isso deixa de ser verdade, pois hoje existem muitos ataques de hackers que sequestram dados sigilosos de empresas e clientes, podendo até pedir resgate isso sem contar com riscos de incêndios, alagamentos e furtos ou roubos. Imagine um cenário de servidor local onde os backups mesmos sendo feito corretamente, com cópias diárias em discos que serão guardados no armário da sala pegar fogo ou inundar? Para esses casos cada empresa deve pensar nas seguintes perguntas..."Quanto custa eu perder todas minhas informações e quanto tempo as mesmas estarão disponíveis novamente e qual o custo da empresa ficar "parada" dependendo das informações contidas no sistema"? Isso se essa tarefa for realizada com sucesso. O problema é que muitas vezes isso torna as empresas dependentes de um colaborador ou de uma equipe para resolver vários problemas. As restrições de acesso também podem causar dores de cabeça, pois as vezes é necessário inserir um dado urgentemente e apenas uma pessoa tem o acesso ou pode conceder o acesso.

Portabilidade

Um grande empecilho do servidor próprio se dá quando é necessário acessar os dados longe do escritório. Em setores como o da construção, isso é muito comum, pois as obras são em diferentes lugares e o local de trabalho muda rotineiramente. Quando se utiliza um servidor próprio, é necessário usar protocolos de acesso remoto para conectar um computador a um servidor que está longe através de VPN ou FTP por exemplo. Outra situação vivida atualmente em tempos de pandemia e se tornando tendência futura, é o trabalho em regime de Home Office. Inúmeras empresas de qualquer ramo de atividade estão tomando a decisão de fechar os escritórios, principalmente se houver o custo de aluguel mensal e adotando o regime de trabalho remoto. Alguns clientes da própria DataFlex encerraram as operações em escritórios locais e adotaram o trabalho remoto e toda a equipe da DataFlex acompanhou a mudança estrutural de cada um deles, adequando a melhor prática para cada caso. Entrando em contato com a DataFlex nesse link nossos consultores poderão apresentar todos os benefícios e propor a melhor solução para migrar seu negócio para nossa nuvem com segurança e praticidade.

A vantagem de hospedar sistemas, arquivos e backups em nossos servidores, significa ganho de produtividade e, sobretudo segurança no acesso às informações pois contamos com servidores, link de internet e dispositivos de rede redundantes, além de contingência em caso de falha de energia elétrica com autonomia de até 04 horas, além de redundância externa seguindo todas diretrizes que as Leis Nacionais determinam para nosso tipo de negócio.

Clique aqui e veja uma estimativa de custo médio para hospedar seu servidor em estrutura própria.